Friday, July 14, 2006

ESTUDO TECNOLÓGICO

Considerações gerais e uma breve passagem sobre os conceitos básicos da legislação, Descrições de funções e desdobramento do radialista, e as etapas da produção.


Prof. Moysés Faria
Diretor de Televisão
E-mail:
moysesfarias@gmail.com


Aula - I:
A origem da televisão:

Em 1950, Assis Chateaubriand trouxe para o Brasil a Televisão, e instituiu na Urca o primeiro canal de TV, chamada TV Tupi. Naquela ocasião, os programas eram apresentados ao vivo para o público. Os primeiros profissionais que iniciaram as atividades em televisão vieram do Rádio, e são designados Radialistas Profissionais. Muitos profissionais que ainda atuam em televisão, vieram de outras áreas ou até mesmo foram formados profissionalmente dentro das emissoras de TV. Hoje a profissão, como qualquer outra atividade de forte papel social, exige que este profissional tenha formação específica de nível superior. O curso que forma os profissionais para atuarem em rádio e televisão é chamado de Radialismo ou Rádio e TV, que é uma habilitação dentro do Curso de Comunicação Social. As primeiras emissoras de TV no Brasil foram: a TV Excelsior, a TV Tupi de São Paulo e TV Tupi do Rio de Janeiro.


Funcionamento e sistema de transmissão da TV:

O parque técnico de uma emissora de TV é constituído de: Produção, Estúdio e Técnica. Para o funcionamento da TV, os equipamentos mais importantes são:

a) Câmeras
b) Switcher
c) Sistema de transmissão
d) Monitoração
e) Periféricos

A estrutura técnica responsável pela veiculação da programação de uma emissora de televisão local, acontece da seguinte forma:

1. O sinal é gerado no estúdio, controlado e monitorado na central técnica;
2. Vai para o “controle mestre” onde é inserida a comercialização,
3. Volta para a central técnica, e que, por intermédio de um Link Microondas,
4. Chega ao sistema de transmissão, localizada no ponto mais alto da região.
Central Técnica: Sua função é controlar e monitorar o sinal, receber sinais externos, fazer o link com o sistema de transmissão e enviar o sinal para o sistema de transmissão.

Estúdio: Sua função é captar e produzir o sinal de áudio e Vídeo.

Controle Mestre: É responsável pela comercialização e é a ultima estrutura técnica que manipula o sinal.

Produção: Tem como função, apurar as notícias, fazer a pauta e produzir conteúdos (jornalístico, publicitário e entretenimento).


Principais aspectos da legislação do Radialista:

O exercício da profissão de Radialista é regulado pela Lei Federal, nº 6.615, de 16 de dezembro de 1978, e Decreto nº 84.134 de 30 de outubro de 1979. Considera-se Radialista o profissional que exerce funções estabelecidas por lei, em empresas de radiodifusão. As empresas de radiodifusão são aquelas que exploram serviços de transmissão de programas e mensagens, destinada a ser recebida livre e gratuitamente pelo público em geral, compreendendo a radiodifusão sonora (rádio) e radiodifusão de sons e imagens (televisão). A profissão de Radialista compreende as seguintes atividades:

I- Administração: compreende as atividades peculiares às empresas de radiodifusão.

II- Produção, que se subdivide nos setores de: autoria, direção, produção, interpretação, dublagem, locução, caracterização e cenografia.

III- Técnica, que se subdivide nos setores: direção, tratamento e registros sonoros, tratamento e registros visuais, montagem e arquivamento, transmissão de sons e imagens, revelação e copiagem de filmes, artes plásticas e animação de desenhos e objeto, manutenção técnica.

Atores e Figurantes, que mesmo prestando serviços a empresas de radiodifusão, não são considerados Radialistas. O exercício da profissão de Radialista requer prévio registro na Delegacia Regional do Trabalho, o qual terá validade em todo território nacional. O pedido de registro poderá ser encaminhado através do sindicato representativo da categoria profissional ou da federação respectiva. Exige-se, para registro do Radialista, a apresentação de:

l- Diploma de curso superior para as funções em que se desdobram as atividades de Radialista.

ll- Certificado correspondente às habilitações profissionais de 2º grau, (para as funções de nível técnico).

lll- Atestado de capacitação profissional.

Não existe registro provisório para a profissão de Radialista, por ter sido revogado pelo Decreto nº 94.447 de 16 de junho de 1987.
Descrições de funções e desdobramento do Radialista:

Para melhor compreensão do estudo, vamos destacar apenas os setores: Autoria, Direção e Produção, que estão compreendidos na Atividade II – Produção. As demais atividades e setores podem ser vistas no Manual do Radialista.

ATIVIDADE – II:
PRODUÇÃO

A) Setor AUTORIA

Autor Roteirista: Profissional que escreve original ou roteiros para a realização de programas. Adapta original de terceiros transformando-os em programas.


B) Setor DIREÇÃO

Diretor Artístico ou de Produção: É o profissional responsável pela execução dos programas, supervisiona o processo de recrutamento e seleção de pessoal necessário, principalmente quanto à escolha dos produtores e coordenadores de programas. Depois de prontos, coloca os programas à disposição do Diretor de Programação.

Diretor de Programação: É o profissional responsável final pela emissão dos programas transmitidos pela emissora, tendo em vista sua qualidade e a adequação dos horários de transmissão.

Diretor Esportivo: É o profissional responsável pela produção de transmissão dos programas e eventos esportivos. Desempenha, eventualmente, funções de locução durante os referidos eventos.

Diretor Musical: È o profissional responsável pela produção musical da programação, trabalhando em harmonia com o produtor de programas na transmissão e/ou gravação de números e/ou espetáculos musicais.

Diretor de Programas: É o profissional responsável pela execução de um ou mais programas individuais, conforme Ihe for atribuído pela Direção Artística ou de Produção, sendo também Responsável pela totalidade das providências que resultam na elaboração do programa deixando-o pronto a ser transmitido ou gravado.


C) Setor PRODUÇÃO
Assistente de Estúdio: Responsável pela ordem e seqüência de encenação, programa ou gravação dentro do estúdio, coordena os trabalhos e providencia para que a orientação do diretor do programa ou do diretor de imagens seja cumprida; providencia cartões, ordens e sinais dentro do estúdio que permitam emissão ou gravação do programa.

Assistente de Produção: Responsável pela obtenção dos meios materiais necessários à realização de programas, assessorando o coordenador de produção durante os ensaios, encenação ou gravação de programas. Convoca os elementos envolvidos no programa a ser produzido.

Operador de câmera de Unidade Portátil: Encarrega-se da gravação de matéria distribuída pelo Supervisor de Operações, planifica e orienta o entrevistador, repórter e iluminador no que se refere aos aspectos técnicos de seu trabalho. Suas atividades envolvem tanto gravação, como geração de som e imagem, através de equipamento eletrônico portátil de TV.

Continuista: Dá continuidade às cenas de programas, acompanhando as suas gravações e providenciando para que cada cena seja retomada no mesmo ponto e da mesma maneira com que foi interrompida.

Contra-regra: Realiza tarefas de apoio a produção, providenciando a obtenção e guarda de todos os objetos móveis necessários à produção.

Coordenador de Produção: Responsável pela obtenção dos recursos materiais necessários a realização dos programas, bem como pelos locais de encenação ou gravação, pela disponibilidade dos estúdios e das locações, inclusive instalação e renovação de cenários. Planeja e providencia os elementos necessários à produção juntamente com o produtor executivo, substituindo-o em suas ausências.

Diretor de Imagens: Seleciona as imagens e efeitos que devem ser transmitidos e/ou gravados, orientando os operadores de câmeras quanto ao seu posicionamento e ângulo de tomadas. Coordena os trabalhos de som, imagens, gravação, telecine, efeitos, etc. Supervisionando e dirigindo toda a equipe operacional durante os trabalhos.


Etapas da Produção:

Psicologia da Direção:

O diretor de televisão fica envolvido diretamente na coordenação dos trabalhos, que conta com equipe técnica, elenco, equipamentos, orçamento e muita responsabilidade. Assim sendo, deve-se considerar a existência de alguns pontos, chamado de “psicologia da direção”. O diretor pode pedir sugestões e conselhos, mas também tem que ter competência e capacidade para tomar decisões firmes quando necessário. O diretor que demonstra controle, consegue passar segurança para o elenco e a equipe. Se demonstrar comandos imprecisos e confusos, parecendo estar incerto, disperso e gritando com membros da equipe, comunica insegurança para todos, resultando em uma performance insegura e nervosa. Um bom diretor se comunica abertamente com a sua equipe e de preferência com o tom de voz seguro e sempre que possível, sereno. É tarefa do Diretor:

a) seguir o roteiro;
b) escutar o áudio;
c) monitorar o tempo de duração;
d) assistir aos monitores de câmera;
e) dar comando aos operadores de câmera e ao elenco;
f) manter algum tipo de perspectiva objetiva da produção.
Fundamentos da Produção em TV:
As produções de produtos televisivos são fundamentadas nos seguintes aspectos:

I - Elementos constitutivo da produção, que consiste na preparação técnica do projeto, roteiro e do orçamento;

II - Etapas da produção, que consiste no processo de pré-produção, produção e de pós-produção.
*** Fim da Aula I***
Prof. Moysés Faria

1 comment:

STUDIO M Fashion Mall said...

PRÓXIMA AULA:

Planejamento e direção de imagem. Conceitos técnicos. Linguagem e narrativa televisiva. Os planos de gravação. Movimentos de câmera. Movimentos da objetiva. Enquadramento.

Boa sorte!
Prof. Moysés Faria